Arena Conhecimento

Palestras com nomes de peso do mercado da tecnologia

 

Nomes confirmados:

 

10h45 – José Michel [Engenho Maker] – Boas-vindas
Mindset Maker  
Mindset Maker é uma forma nova de pensar tendo como propósito a exclusão de barreiras mentais que nos impeçam de fazer praticamente qualquer coisa que imaginamos e criamos, usando nossas mãos, apoiadas por ferramentas, informação,  e compartilhamento.
Palestrante

Engenheiro Civil, designer de produtos e negócios nas áreas de produtos plásticos, energia solar e telecomunicações. Foi executivo de diversas corporações, como Banco Itaú, Tenaris Confab, e Ipiranga Petroquímica.
Fundador da Poly Easy do Brasil, da E2 Solar e da AM-Tel. Embaixador no Brasil da TechShop Inc, professor, palestrante e ativador do Movimento Maker no Brasil.
Hobbista há muitos anos, é cofundador do Engenho Maker.

 

 

 

11h- Gedeane Kenshima [Insper].
Hardware for makers – Possibilidades para Internet das coisas (IoT)
O mundo hoje está cada vez mais conectado. Dispositivos comuns agora podem se comunicar uns com os outros, gerando uma rede de dados cada vez maior. Nesta apresentação, será mostrada uma abordagem geral sobre Internet das Coisas, alguns dispositivos utilizados, o hardware utilizado por Makers (cultura Faça Você Mesmo) para criar seu próprio dispositivo conectado, protocolos de comunicação, armazenamento de dados e um projeto envolvendo Bluetooth e Circuitos Vestíveis (Wearables).
Palestrante

Gedeane Kenshima é mestranda em Automação e Controle de Processos, Engenheira de Controle e Automação, Técnica em Automação Industrial, todos pelo IFSP. Atualmente trabalha como Técnica de Laboratório Jr no Fab Lab Insper. Pesquisadora no LABORE (Laboratório de Robótica e Reabilitação do IFSP). Hobbista e Maker, realizou projetos, palestras e oficinas nas áreas de Arduino, Wearables voltados para entretenimento e Mulheres no mundo Maker. Articulista do Portal Embarcados.

 

 

 

12h – Allan Targino [Microsoft]
Inteligência Artificial – Machine Learning e Serviços Cognitivos aplicados à vida real
O que de fato é Machine Learning? O que são serviços cognitivos? Esses termos tão comentados hoje em dia serão explicados e demonstrados de forma prática e direta, possibilitando você adicionar facilmente inteligência em suas soluções. Tire suas dúvidas sobre o tema e saia com ideias para aplicações inteligentes.
Palestrante

Allan Targino é Technical Evangelist na Microsoft e atualmente trabalha com arquitetura e desenvolvimento de aplicações em nuvem, bem como cenários de inteligência artificial e serviços cognitivos.

 

 

 

 

 

13h – Renata Tonezi [ Itaú Unibanco] e Fabiane Zambon [Globant]
Design Thinking: Transformando a maneira de pensar e resolver problemas
Com o avanço da tecnologia, o mundo está passando por um processo de disrupção, e o design thinking tem o potencial de resgatar o lado humano diante da criação de produtos e serviços. A proposta dessa palestra é apresentar os processos de design, ferramentas práticas para resolver problemas complexos do mundo, assim como desenvolver o potencial criativo. Serão mostrados alguns exemplos de empresas e grupos de inovação social como inspiração para aplicação dessa abordagem.
Palestrantes

Renata Tonezi trabalha com UX e Cultura Digital desde 2004. Passou pelo Terra, Editora Abril, Casa da Cultura Digital e hoje atua como designer de serviços na área de User Experience do Itaú. Nos últimos anos tem focado em entender com profundidade o comportamento das pessoas. Entusiasta de metodologias, acredita que a empatia e a colaboração são qualidades-chave de times ágeis.

 

 

 

Fabiane Zambon trabalha com UX e processos de inovação. Passou pela MJV, Saiba Mais, Globo e Abril e hoje atua como UX designer na Globant, uma consultoria mundial de soluções digitais. Adora compreender causas e efeitos de ecossistemas, e assim, encontrar meios de fazerem as coisas funcionarem melhor para as pessoas. Momentos de baita empolgação: facilitar workshops de co-criação e aplicar testes de usabilidade.

 

 

 

 

 


14h30 – Fernando Bresslau [Carambola]
Bitcoin, criptomoedas e blockchains
A moeda voltou a ser mencionada na mídia recentemente. O que são bitcoins? Qual a sua história? E o que são os blockchains? Essa tecnologia vai, realmente, mudar o mundo? Aprenda um pouco mais desses assuntos e conheça alguns dos projetos de blockchain mais empolgantes do momento.
Palestrante

Fernando Bresslau trabalha em Venture Capital desde 2011, em fundos como a Ideiasnet e na aceleradora ACE, acompanhou mais de 60 investimentos em startups em menos de 3 anos. Atualmente foca em em novos modelos de negócio baseados em blockchains, cripto-moedas e descentralização, área em que é palestrante recorrente e consultor. É co-fundador do Blockchain Center, uma rede de fomento à comunidade empreendedora da área, e em 2017 tornou-se o líder da área de blockchain na CarambolaMinistra cursos específicos como parceiro da Blockchain Academy e em pós-graduações em empreendedorismo na FIAP e ESPM. Estuda o assunto no Mestrado Científico em Criptomoedas e Blockchain da Universidade de Nicosia, pioneira no ensino acadêmico dessa nova tecnologia. É engenheiro naval (POLI-USP), fez cursos em design e comunicação na ECA-USP e um MBA full time feito na Inglaterra, Canadá e Alemanha.

 

 

15h30 – Alexis da Rocha e Silva [ IBM ]
Watson e a nova era da computação
A palestra abordará a nova era da computação, também conhecida como computação cognitiva e sua inserção no mundo atual. A plataforma IBM Watson será usada como pano de fundo para se explicar os conceitos da computação cognitiva, exemplos de aplicações reais da mesma, sua relação com outros “hot topics” do mundo tecnológico, como internet das coisas e computação em nuvem e o seu potencial para revolucionar o mundo em que vivemos.
Palestrante

Alexis da Rocha Silva é  Senior Software Engineer – IBM Analytics – Watson IoT Development. Formado em Ciência da Computação pela PUC Minas; Especialista em Engenharia de Software pela UFMG e Mestre em Engenharia da Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Alexis é  Senior Software Engineer na IBM Brasil. Faz parte dos times de desenvolvimento dos produtos da linha Maximo (Nuclear, Calibration, Aviation, ACM, entre outros) e dos produtos IoT for Electronics e IoT for Automotive. Atuou como desenvolvedor, desenvolvedor líder, SCRUM Master, desenvolvedor L3 e gerente de release.

 

 

 

 

 

16h30 – Camila Achutti [ Ponte21 e Mastertech ]
Letramento digital e tecnológico for the win!
Em uma época em que o acesso ao conhecimento é tão fácil, como se comporta o aluno do século XXI? E os educadores? E os pais? Camila Achutti, CTO da Ponte21 e do MasterTech e mestranda na área pela Universidade de São Paulo, falará sobre sua experiência em incentivar a autonomia de diferentes estudantes através da tecnologia – desde aqueles de classe média de São Paulo em faculdades particulares até alunos/as que estão em um barco maker no Pará, lutando também para que as mulheres e meninas estejam inseridas nesse contexto de maneira igualitária.
Palestrante

Camila Achutti é referência mundial na luta por mais mulheres na tecnologia. Conquistou o prêmio Women of Vision 2015 sendo a primeira estudante latina a receber tal honra. Fundadora do blog Mulheres na Computação, falou em um TEDx num estádio de futebol e viajou o Brasil ensinando mais de 15.000 jovens a criar aplicativos da Amazônia à comunidades no Rio de Janeiro. Além de influenciadora digital é empreendedora, CTO e co-fundadora da Ponte21 e do Mastertech. É Cientista da Computação de coração e formação pelo IME-USP, onde também está fazendo seu mestrado. Trabalhou com grandes empresas como Google, Intel, Accenture, Itaú e Leroy Merlin. Isso tudo com apenas 25 anos, guiada pelo sonho de transformar o mundo.

 

 

 

 

Confira aqui a programação das demais Arenas:


Arena Atitude 
Arena Habilidade